sábado, 12 de janeiro de 2008

LOIDE E EUNICE

II Timóteo 1.5

Avó e mãe de Timóteo.
Eunice era judia, mas seu marido era grego.
A primeira referência a Timóteo aparece no capítulo 16 do Livro de Atos. Paulo realizava sua segunda viagem missionária. Saindo de Antioquia da Síria, no rumo norte, passou pela Cilícia confirmando as igrejas e levando a elas notícias do Concílio que havia se realizado em Jerusalém. E que interessavam, muito de perto, aos gentios convertidos.
No sul da Galácia, em Listra, Paulo e Silas, ou Silvano (I Tessalonicenses 1.1 – II Tessalonicenses 1.1 – II Coríntios 1.19 e I Pedro 5.12) encontraram o jovem Timóteo.
Na viagem anterior, foi em Listra que o povo tentou adorar Paulo e Barnabé, como se fossem os deuses Mercúrio e Júpiter (Atos 14.8-22). Como os Apóstolos não aceitassem o culto e os sacrifícios, o povo se revoltou. E ali Paulo foi apedrejado e abandonado fora da cidade, como morto. No dia seguinte, partiu com Barnabé para Derbe e, mais tarde, refez todo o percurso de ida, voltando a Listra, inclusive.
Timóteo já era um discípulo, quando Paulo o encontrou. E dele davam bom testemunho os irmãos em Listra e Icônio. (Atos 16.1-3).
Paulo quis que ele os acompanhasse. Circuncidou-o (apesar da decisão do Concílio, que liberava os gentios dessa prática), para não escandalizar os judeus e evitar choques desnecessários, pois Timóteo era judeu, segundo a Lei.
A partir daí, o jovem passa a acompanhá-los. Torna-se grande auxiliar de Paulo. Timóteo é o amigo a quem confiará o cuidado às igrejas que vão se formar e a quem ele se refere carinhosamente como seu filho na fé.
Em várias Cartas, Paulo menciona Timóteo. Recomenda-o à Igreja de Corinto, se ele for até lá, porque trabalha na obra do Senhor, como também eu; ninguém, pois o despreze.
Aos Filipenses, promete enviar Timóteo para ver como está o trabalho e faz ao jovem os maiores elogios: à sua dedicação, à sua fidelidade, ao seu caráter. (Filipenses 2.19-23).
Timóteo conquistou muitos amigos e a Igreja deve ter se entristecido e se preocupado quando esteve preso. O autor da Carta aos Hebreus tranqüiliza a todos, dizendo que o irmão Timóteo foi posto em liberdade. (Hebreus 13.23).
Preso em Roma, Paulo escreve a Timóteo duas cartas entre os anos de 62 e a data de seu martírio, que deve ter ocorrido entre 65 e 68 AD. O conteúdo dessas cartas merece análise especial, tal o valor que tem para a Igreja. Desejo destacar o início da II Carta, que se refere à fé sem hipocrisia que Timóteo recebera, como herança, em sua família.
A orientação religiosa que o jovem recebeu no lar formou o seu caráter, despertou nele o desejo de servir ao Senhor, fortaleceu suas energias e lhe deu coragem para enfrentar obstáculos e perseguições.
O exemplo de fidelidade a Deus, que recolheu da avó e da mãe, fez com que fosse, até o fim, um servo bom e fiel. Elas mereceram elogios do Apóstolo:

“Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste.
E que desde a infância sabes as sagradas letras que podem tornar-se sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus”. II Timóteo 3.14-15

A partir desse estudo, gostaria que o grupo analisasse o seguinte:
A educação religiosa no lar. A avó e a mãe como agentes dessa educação. A dimensão espiritual como base importante na vida.
Numa época como a nossa, de afetividade rasteira, quando os relacionamentos não se aprofundam, especialmente na vida das crianças, tal a sucessão de pessoas que passam por ela (empregadas, babás, professoras, atendentes, motoristas, pais que trabalham fora, etc...), que fazer para desenvolver valores tão preciosos, como o amor e o serviço a Deus e ao próximo?
Quem ensina as crianças: as pessoas ou a televisão? Que tipo de informação e de formação a televisão proporciona? Que fazer contra a violência que invade nossos lares, nos chamados programas infantis, desenhos, filmes, etc.?
A Escola Dominical como auxiliar dos pais na formação religiosa dos filhos. Você tem dado o seu apoio a ela? Você tem prestigiado essa instituição tradicional, com sua presença, sua participação, suas sugestões para melhor cumprir a missão a que se propõe?

“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele”. Provérbios 22.6

Nenhum comentário: