sábado, 12 de janeiro de 2008

DORCAS

Atos 9.36-43

Seu nome era Tabita. Tanto a forma grega como a aramaica – Dorcas. significam gazela. Morava em Jope, um porto marítimo, que atualmente é – Jaffa. As referências a Dorcas não são muitas. Sua idade e seu estado civil são desconhecidos. Sabemos que era notável pelas boas obras e esmolas que fazia. E que era uma discípula. Dedicava-se à assistência social, costurando especialmente para viúvas.
Há muitos textos bíblicos que recomendam atendimento e cuidados para com as viúvas:
- Elas não podiam ser afligidas (Êxodo 22.22), oprimidas (Jeremias 7.6 – Zacarias 7.10), tratadas com violência (Jeremias 22.3), privadas de coberta (Deuteronômio 24.17). Deviam ser protegidas (Isaías 1.17) e compartilhar das bênçãos (Deuteronômio 14.29 – 16.11 e 24.19 a 21). Os santos, os separados do Senhor, dão-lhes alegria e não as desapontam (Jó 29.13 e 31.16). E tantos outros ... Noemi e Ruth, viúvas pobres, receberam tratamento especial em Belém, onde passaram a morar, vindas de Moabe.
Sempre houve uma preocupação muito grande com essas mulheres, desde o Velho Testamento. O que é fácil de entender, sendo a mulher, então, muito dependente. Ao perder o homem que lhe dava o sustento, ficava desamparada e, não fosse o auxílio da comunidade, enfrentaria sérias dificuldades.
Na formação da Igreja, em Atos 6.1, está registrado o protesto dos helenistas contra o que parecia ser uma discriminação às viúvas, suas conterrâneas. Elas estavam sendo esquecidas na distribuição diária. E esse murmúrio determinou a instituição dos diáconos.
Dorcas procurava ser fiel à vontade do Senhor, socorrendo e prestando assistência a um grupo de viúvas. E não só as atendia, mas tratava delas com muito carinho, tal a tristeza que demonstraram a Pedro quando ela morreu. Ele se encontrava em Lida, a 15 Km ao sul de Jope. Foi chamado por outros discípulos e veio.
Acho a descrição da cena emocionante! A morte de alguém querido é sempre triste e dolorosa. E, para aquelas mulheres, não bastasse a perda do marido, agora ficavam sem a amiga e protetora. O gesto de mostrar as roupas confeccionadas por Dorcas e que elas vestiam, dá o toque de amor e de saudade.
Pedro orou de joelhos, junto dela, depois de pedir que todos saíssem. E Dorcas foi abençoada com a ressurreição.
Só ela? Pedro também, que foi o agente do milagre. As viúvas também, que continuaram a conviver com a amiga. Os santos também, que viram a confirmação do poder de Deus. E os muitos que tomaram conhecimento do fato, em toda a Jope e creram no Senhor.
A partir desse estudo, gostaria que o grupo analisasse o seguinte:
A assistência social. A preocupação de Dorcas com as viúvas. Como temos tratado a mulher só?
Um problema atual: É cada vez maior o número de viúvas de marido vivo: mulheres abandonadas, divorciadas, separadas, que se sentem perdidas porque não contam mais com aquele que era o centro de suas vidas. A discriminação que elas sofrem, inclusive na Igreja. Que fazer por elas? Que orientação dar a elas?
Se a mulher tivesse mais consciência do seu valor pessoal, sofreria menos?
O sofrimento não estará relacionado com o fator econômico, também?

Nenhum comentário: