sábado, 12 de janeiro de 2008

DEDICATÓRIA

Algumas Explicações
Para começar, explico a dedicatória, antes que perguntem:
Por que um livro predominantemente sobre mulheres é dedicado a homens também ?
Porque sempre combati a discriminação. Se fico irritada ou magoada quando falam só no masculino ou dão ênfase unicamente aos heróis da Bíblia, não posso agir do mesmo modo. Não quero excluir, mas incluir. Nada tenho contra os homens. O que sempre busquei foi a valorização da mulher, por uma questão de justiça e de equilíbrio.
Outro motivo é porque os homens sempre me estimularam, tanto quanto as mulheres, a publicar meus trabalhos. E o Aldo e o Euclides foram os primeiros.
Houve um tempo em que fui mais agressiva. Os pecados da mocidade, de que fala o Salmista ... Uma vez, na Escola Dominical, um senhor se irritou, ao me ouvir destacar o papel das mulheres na Bíblia.
- Pois fique a senhora sabendo que 95% dos personagens bíblicos são homens ! Só 5% são mulheres.
Revidei, sorrindo:
- Cinco por cento ? Ainda é muito. Bastaria uma, a que trouxe o Salvador ao mundo. Sem precisar de homem ...
Hoje não responderia assim. Na maturidade, percebo que a percentagem de mulheres na Bíblia é muito maior do que parece. Cada homem teve, seguramente, uma mulher ao seu lado. Naquelas genealogias tão masculinas, as mães existiram, não só nas entrelinhas, mas de verdade. E alguns homens tiveram várias mulheres, porque era um costume muito apreciado. Assim, com a contribuição de Abraão, de Jacó, de Moisés, de Davi, de Salomão, que são os que me ocorrem agora, não me surpreenderia se as mulheres fossem a maioria na Bíblia.
Como este livro surgiu:
Foi um longo processo. Oportunidades chegaram através de convites para falar ou escrever sobre mulheres na Bíblia. Às vezes a encomenda vinha com título. Outras vezes eu escolhia.
O primeiro trabalho foi sobre Ana. O último – sobre Testemunhas da Ressurreição: Joana, Maria, mãe de Tiago e Maria Madalena, será apresentado no Culto da Ressurreição do ano 2000, em minha querida Igreja Metodista, se Deus quiser.
Cristianismo e Tradição é uma peça que pode ser apresentada no Dia Internacional da Mulher, como homenagem. É sempre bom lembrar que pontos básicos da mensagem cristã envolvem diálogos com mulheres. O cântico de Maria foi escrito para a celebração do Advento. As biografias de mulheres com nome seguem a ordem em que aparecem na Bíblia.
Todos foram compartilhados com as irmãs e os irmãos de várias igrejas da nossa Capital e de outras cidades. Alguns foram divulgados na Voz Missionária e em outras publicações.
Acompanhando a moderna tecnologia, o livro será lançado também em CD.
Quero destacar aqui a competente participação de minha filha Maria Luiza, na digitação, revisão e formatação dos textos.
E também a emocionante torcida dos demais membros da família: o Aldo, os filhos – o Euclides e a Susana, a Irene e o Tácito, a Ana Cecília e o Antonio Carlos. As netas – Ana Carolina, Juliana, Mariana e Ana Carla, e os netos – Lucas e João Marcos.
Minhas fontes:
Quando pesquiso, tenho o hábito de abrir um leque de Bíblias na mesa. Leio, comparo e aproveito notas das Bíblias de estudo: a de Jerusalém, a Vida Nova, a Shedd, e a novíssima Bíblia de Estudo Almeida, que a Sociedade Bíblica está lançando. Também uso a Bíblia na Linguagem de Hoje. Consulto bastante o Novo Comentário da Bíblia, editado pelo Professor F. Davidson M. A., D. D.. Ali encontro versículo por versículo, comentado. Tenho alguns Atlas bíblicos, para a localização geográfica.
O mais, eu descubro nas miudinhas. São as referências que aparecem no rodapé ou no meio da página, nas Bíblias. As descobertas sobre as Filhas de Zelofeade vieram daí. Não encontrei outro material de ajuda. É um trabalho de investigação. Ou melhor, de garimpagem, nesse terreno precioso que é a Bíblia.
Nas biografias há muito de mim, do meu modo de ver e de sentir a época e as pessoas. Mas tomo cuidado para não me deixar levar só pela imaginação.
O meu texto preferido é o da Mulher-irmã, homenagem à mulher de Pedro e a toda esposa de Pastor, em todas as Igrejas, em todos os lugares. As heroínas não existem só na Bíblia. Vidas preciosas estão bem perto de nós, no anonimato a que as condenamos.
Um pedido:
Não tenha pressa em ler o livro. Tome sua Bíblia e confira as referências. Os textos bíblicos citados são da maior importância.
E agora o óbvio:
É claro que eu oro, intensamente, antes de iniciar o trabalho, durante e depois. Oro pedindo socorro, para que o Espírito Santo de Deus me inspire na preparação e me sustente na apresentação. Sei do tamanho da responsabilidade que assumo. E só aceito confiada em Sua ajuda.
Se Ele atendeu às minhas orações, você é quem vai dizer.
Será sim,
- se encontrar algo novo, que não sabia.
- se os textos servirem para o seu crescimento, para a sua inspiração.
- se forem usados para estudo e debates em grupo, acrescentando novas idéias.
- se despertarem em você o desejo de andar bem junto do Deus único e verdadeiro.
- se desejar assumir seu compromisso com Jesus Cristo, o Filho de Deus, o único caminho para a Salvação.
A parte dele, Ele fez. A nossa parte é que não pode ser descuidada. Depende de nós a proclamação aos outros de que
“Deus amou ao mundo de tal maneira, que deu o Seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. (João 3:16)

Que Deus nos ajude.
Um abraço
Maria Luiza

Nenhum comentário: